Notícias | Por Hypera Pharma

Hypera Pharma entra no mercado de melatonina após mudança regulatória

Novidades no portfólio da empresa democratizam acesso ao suplemento alimentar no Brasil e estarão em breve em farmácias e drogarias


A Hypera Pharma, uma das maiores e mais diversificadas empresas farmacêuticas brasileiras, anuncia a sua entrada no mercado do suplemento alimentar melatonina, após mudança regulatória aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A comercialização de melatonina como suplemento alimentar foi aprovada por unanimidade pela Diretoria Colegiada da agência no dia 15 de outubro de 2021.

Até a mudança regulatória aprovada neste mês, a Anvisa proibia, por falta de registro, a livre comercialização da melatonina no Brasil. O hormônio era liberado para compra e venda apenas por farmácias de manipulação sob prescrição médica. A alteração passa a valer a partir de 1º de novembro de 2021.

Atenta ao movimento regulatório, a Hypera Pharma se antecipou e organizou lançamento do suplemento alimentar em três de seus segmentos de negócio. Na linha Mantecorp Farmasa, surge como uma nova marca, Melatonum, em solução em gotas no sabor menta. Em Consumer Health, no portfólio de Vitasay, é apresentada no sabor laranja em comprimidos orodispersíveis, que dissolvem na boca, permitindo rápida absorção pelo organismo. Na linha de Neo Química, também como comprimido orodispersível, no sabor maracujá.

A permissão de comercializar melatonina no Brasil a um passo importante para democratizar o acesso a uma molécula já conhecida nos EUA e Europa, que só estava acessível para quem realizava viagens internacionais, diz Luiz Clavis, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Hypera Pharma.

O que é melatonina

A melatonina é um hormônio naturalmente produzido pelo organismo e secretado principalmente à noite, atingindo o pico entre 2 e 4 horas da manhã, e funciona como um facilitador no processo de sincronização do ritmo circadiano, que orienta o nosso organismo entre o dia e a noite, para que o corpo saiba quando acordar, ficar ativo, sentir fome ou sono, por exemplo1, 2 .

Sobre o Grupo Hypera Pharma

O Grupo Hypera Pharma é um dos maiores conglomerados farmacêuticos do Brasil e está presente em todos os segmentos relevantes do setor. Com posição de liderança em diversas categorias, oferece produtos de alta qualidade e segurança, investindo continuamente em inovação e crescendo de forma sustentável, para que as pessoas vivam mais e melhor. Está presente em quatro grandes segmentos do mercado farmacêutico nacional: Produtos de Prescrição, com Mantecorp Farmasa Dermocosméticos, com Mantecorp Skincare Consumer Health, com marcas ícones de medicamentos isentos de prescrição e produtos para a saúde como Benegrip, Buscopan, Coristina d, Engov, Neosaldina, Vitasay 50+ e Zero-Cal e Similares e Genéricos, com Neo Química.

Referências consultadas

1. Posicionamento da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia sobre a Melatoninahttps://www.endocrino.org.br/media/uploads/PDFs/posicionamento_sobre_melatonina_sbem.pdf acessado (acesso em outubro/21)
2. Neto, Júlio Anselmo Sousa, and Bruno Freire de Castro. "Melatonina, ritmos biológicos e sono-uma revisão da literatura." Rev Bras Neurol 44.1 (2008): 5-11.


Outras Notícias