Notícias | Por Hypera Pharma

São Paulo, outubro de 2023 - A Neo Química, uma das principais marcas de medicamentos do Brasil, por meio da marca Doralgina, medicamento para dores de cabeça, capacitou 57 jovens na Ação EducaDORA de Incentivo ao Jovem, projeto de formação profissional de jovens à procura de oportunidades no mercado de trabalho. A ação de grande impacto social teve cinco turmas formadas, entre dezembro de 2022 e julho de 2023, com duração de quatro meses cada uma. Foram formados alunos das cidades de São Paulo e Campinas (SP), Itabuna e Varginha (MG), e Salvador (BA).  

 

O curso apresentou uma trilha educacional com aulas remotas, que buscou complementar a educação básica dos participantes com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, leitura, escrita, comunicação, matemática, além de uma qualificação profissional para ingressar no mercado como auxiliar de farmácia. O conhecimento adquirido em todo o curso gerou descobertas e oportunidades para os jovens - foram mais de 72 horas de muito aprendizado. 

 

Beatriz Alves Oliveira, de 26 anos, uma das participantes de São Paulo (SP), concluiu o curso em abril de 2023. Uma semana depois, incentivada pelos estudos, decidiu iniciar a faculdade de Recursos Humanos, de forma online. “O projeto me ajudou a quebrar o preconceito de que cursos à distância não funcionam, abriu minha mente para o aprendizado online. Na época, eu assistia às aulas dentro do ônibus, a caminho do meu trabalho. Descobri então que, se você se esforçar, você consegue”, revela. Atualmente, não está trabalhando, mas procura emprego como auxiliar de farmácia, para poder aplicar os conhecimentos do curso. 

 

A ação ajudou Larissa da Silva Silvério, de 23 anos, também de São Paulo (SP), a desenvolver e perceber habilidades que desconhecia. “Durante as atividades, percebi que gosto muito de comunicação, especialmente da área de design. Então, logo depois que terminei, comecei a fazer um curso de designer gráfico, e tenho vontade de fazer faculdade de Publicidade e Propaganda e seguir nesse ramo”, conta. Larissa pretende também fazer voluntariado, outra grande descoberta durante o projeto EducaDORA.  

 

Para Railane Freire, 21 anos, participante de Itabuna (MG), o curso proporcionou um aprendizado que a acompanhará durante toda a trajetória profissional, como o desenvolvimento de habilidades para aumentar sua segurança durante entrevistas de emprego e aprender a lidar com pessoas. “Essa experiência me ajudou a ter mais autoconfiança para entrar no mercado de trabalho e a traçar metas para minha carreira”, explica.  

 

Jessica dos Santos Coelho, 29 anos, também da turma de Itabuna (MG), diz que o curso a surpreendeu por abordar diferentes áreas do conhecimento e ajudar no processo de autoconhecimento. “O mercado de trabalho vai muito além de matérias acadêmicas e é necessário ter ética e autodomínio para reconhecer as dificuldades e saber como solucionar o problema. O curso trouxe essas questões e ainda contribuiu para perceber meu potencial”, revela.  

O projeto também surgiu como uma oportunidade de capacitação para conseguir um trabalho formal. É o caso de Daniela Santos, 22 anos, que participou do projeto em Salvador. “Foi uma oportunidade incrível. O curso nos ensinou muito sobre como lidar com clientes no dia a dia, como é o processo de organização de uma farmácia e quais são as atribuições do auxiliar de farmácia. Isso me despertou interesse em trabalhar na área. Sempre tive trabalho informal e agora quero ser CLT”, planeja. 

 

A iniciativa promoveu mudanças e gerou oportunidades no mercado de trabalho para dezenas de jovens, com ótimos resultados. O objetivo do projeto não foi apenas formar um auxiliar de farmácia, mas também prepará-los para enfrentarem os mais diversos desafios profissionais, uma vez que a marca Doralgina apoia essa iniciativa, pois sabe que a frustração profissional e a incerteza financeira são umas das principais causas de dores de cabeça dos jovens atualmente. Por isso, a Ação EducaDORA foi um instrumento de transformação de vidas pela educação, com relevante impacto social.  

 

Os conteúdos da Ação EducaDORA foram ministrados pelo Alicerce, organização que tem a missão de levar educação de alta qualidade para todos no Brasil, e a Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias), que auxiliou na construção do conteúdo técnico. 

 

Sobre a Neo Química 

Ao longo de 64 anos de história, a Neo Química se consolidou como uma das principais marcas de medicamentos do setor farmacêutico brasileiro. Em nosso portfólio de mais de 300 produtos, entre genéricos e similares, detemos alguns dos medicamentos mais vendidos do Brasil¹, estando presentes em mais de 95% das farmácias do país². Sob a assinatura "Sua saúde é nossa vocação", entendemos que a saúde é uma condição individual, bem como ampliamos o conceito de saúde indo além da ausência de doenças e do uso de medicamentos: focamos também na prevenção, no cuidado e no bem-estar físico, mental e social. 

  1. PMB IQVIA FY 2022 UND
    2. Estudo especial IQVIA dezembro’2022

 

Dizer legal: 

Doralgina. dipirona, mucato de isometepteno e cafeína. Indicações: analgésico e antiespasmódico; incluindo enxaquecas ou para o tratamento de cólicas. MS 1.5584.0380. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Out/2023. 

Outras Notícias