Notícias | Por Hypera Pharma

Apesar de não ter cura, ter diabetes e viver de forma equilibrada e saudável é possível

Você sabia que o diabetes tipo 2 é considerado uma epidemia, e corresponde por aproximadamente 90% de todos os casos de diabetes 1? Antes de dar as dicas, é preciso dizer que existe mais de um tipo de diabetes – saiba mais sobre cada um:

Diabetes Tipo 1: é o tipo menos comum e surge desde o nascimento. É uma doença autoimune, onde o próprio sistema imune ataca as células do pâncreas responsáveis por produzir a insulina 2.

Diabetes Tipo 2: é o tipo mais comum, e pode surgir ao longo da vida, normalmente devido a maus hábitos alimentares. Acontece devido a diminuição da ação da insulina no corpo, fazendo com que a glicose acabe se acumulando na corrente sanguínea 1.

Pré-diabetes: acontece quando o nível de açúcar no sangue está aumentado, mas ainda não é o suficiente para fazer o diagnóstico de diabetes 4.

Já que agora você sabe quais são os tipos de diabetes, Finn, em parceria com a Equilibrium, consultoria de nutrição voltada a soluções de health marketing - vai te ajudar com 7 dicas para melhorar seus hábitos alimentares visando a qualidade de vida: 

1. Frutas e vegetais

Você já deve ter ouvido falar que as frutas devem ser evitadas, certo? Essa fama em partes se deve à presença de frutose, açúcar naturalmente existente nesse grupo de alimentos. Porém, é importante lembrar também que as frutas são fontes de fibras, que por sua vez faz com que a frutose seja absorvida de maneira mais lenta no organismo – ao contrário do açúcar branco, por exemplo.3

Além disso, esses alimentos são fontes de vitaminas e minerais, e por isso o ideal é que o seu consumo seja adequado seguindo a orientação de um médico e/ou nutricionista, pois cada pessoa possui particularidades totalmente individuais.

2. Dê preferência aos integrais

Alimentos ricos em fibras ajudam a controlar melhor os níveis de glicemia, como os grãos integrais, os legumes ou as leguminosas (como feijões, lentilha e grão-de-bico), por exemplo3.

3. Não fique muito tempo sem se alimentar

Longos períodos em jejum podem resultar em hipoglicemia (diminuição dos níveis de açúcar no sangue), e isso pode levar a perda de consciência e, em casos mais graves, ao estado de coma. Assim, vale fazer pequenos lanches ao longo do dia, com um intervalo de aproximadamente 3 horas – assim se evita o exagero nas refeições e os longos períodos sem se alimentar! Outra dica importante aqui é não pular o café da manhã! Apesar da correria do dia a dia, omitir essa refeição pode trazer grandes prejuízos à saúde do diabético, uma vez que ela é a responsável por quebrar um grande período em jejum, que acontece enquanto você dorme. 4

4. Pratique atividade física regularmente

A prática de exercícios pode ajudar a controlar a glicemia e a perder gordura corporal, além de aliviar o estresse. Por isso, é indicado escolher alguma atividade física e praticar com regularidade, sob orientação médica e de um profissional de educação física3.

5. Controle a pressão arterial

Os indivíduos com diabetes são mais propensos a ter pressão arterial alta, pois com o passar dos anos, o diabetes faz com que as artérias fiquem mais enrijecidas, e se a pressão arterial não estiver controlada, as chances de desenvolver pressão alta pode aumentar1,3.

6. Reduza o consumo de álcool

O consumo de álcool em excesso pode levar a hipo ou hiperglicemia para o diabético, isso por conta da sobrecarga do fígado, responsável por regular o açúcar no sangue, e que neste caso, também metaboliza o álcool4

7. Controle o consumo de açúcar adicionado

Sabemos que cortar o açúcar de uma vez pode ser bem desafiador, por isso pequenas trocas no dia a dia podem ser um bom começo, e fazem diferença! Além disso, é possível contar com as opções de adoçantes disponíveis no mercado, como o xilitol, stévia e sucralose, que podem adoçar desde sucos, café e chás, até receitas doces 4. Vale experimentar e ver qual mais se adequa ao seu paladar!

Segundo a nutricionista Nicole Trevisan (CRN 3-33598), escolhas alimentares mais saudáveis são fundamentais para o controle do diabetes e redução do risco de diversas complicações pertinentes a essa doença. Além disso, pode proporcionar sensação de bem-estar e dar mais disposição para as atividades do dia a dia.

Aproveite todas essas dicas, para que você possa caminhar em busca de uma vida mais saudável, lembrando sempre que a procura por um nutricionista para uma avaliação individual é fundamental para resultados mais assertivos. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

1. Costa AF, Flor LS, Campos MR, Oliveira AF, Costa MFS, Silva RS et al. Carga do diabetes mellitus tipo 2 no Brasil. Cadernos de Saúde Pública. 2017; 33(2): 1-13.

2. Costa BB, Moreira TA. Main pathophysiological and clinical aspects present in type I Diabetes mellitus (autoimmune). Research, Society and Development. 2021; 14(10).

3. Fernandes CAM, Nardo Junior N, Tasca RS, Pelloso SM, Cuman RKN. A importância da associação de dieta e de atividade física na prevenção e controle do em Diabetes mellitus tipo 2. Acta Scientiarum. Health Sciences. 2018; 27(2), 195-205.

4. Filgueira ALG, Boas LCGV, Coelho ACM, Freitas MCF, Pace AE. Educational interventions for knowledge on the disease, treatment adherence and control of diabetes mellitus. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2017; 25: 1-8.

 

Sobre Finn

Finn, a marca de adoçantes pioneira a conquistar o selo da Sociedade Vegetariana Brasileira, faz parte do portfólio da Hypera Pharma. A linha conta com selo da Associação Nacional de Assistência ao Diabético, a ANAD e com produtos feitos com substâncias mais naturais em seu portfólio. A marca acredita que o primeiro passo para um dia a dia gostoso e equilibrado está nas escolhas que você faz, na descoberta de novos hábitos e em soluções sem açúcar para uma rotina com menos calorias e mais nutrientes. 

Sobre Hypera Pharma

A Hypera Pharma é uma das maiores empresas farmacêuticas do Brasil e está presente em todos os segmentos relevantes do setor. Com posição de liderança em diversas categorias, oferece produtos de alta qualidade e segurança, investindo continuamente em inovação e crescendo de forma sustentável, para que as pessoas vivam mais e melhor. Líder no mercado de Consumer Health, que engloba medicamentos isentos de prescrição, suplementos e vitaminas, tem em seu portfólio marcas ícones como Benegrip, Buscopan, Engov, Epocler, Estomazil, Neosaldina, Vitasay e Zero-Cal. Atua em Produtos de Prescrição, com a linha Mantecorp Farmasa, e em dermocosméticos, com Mantecorp Skincare. Em Similares e Genéricos, tem forte presença com a Neo Química. Mais recentemente, a Companhia iniciou sua participação também no Mercado Institucional, voltado para clínicas e hospitais.

Mais informações:

Comunicação Corporativa Hypera Pharma

imprensa@hypera.com.br

 

Outras Notícias