Notícias | Por Hypera Pharma

Boa alimentação e atenção redobrada aos hábitos de sono podem ajudar a evitar crises

Pouco se sabe sobre as causas exatas da enxaqueca, mas especialistas afirmam que a doença é o resultado de um desequilíbrio temporário nas atividades cerebrais¹. Há, no entanto, alguns fatores em comum que podem desencadear essas crises.

Os gatilhos mais frequentes são:

Questões emocionais: Estresse, tensão e ansiedade tendem a despertar os sistemas de defesa do organismo, inclusive, o sistema de dor. O estresse é, provavelmente, o maior culpado, sendo um gatilho para quase 70% das pessoas que sofrem com a doença².

O cuidado com a saúde mental e uma rotina equilibrada podem trazer uma melhora para esses problemas. Além disso, exercícios físicos e meditação podem ajudar em como o corpo responde ao estresse².

Hábitos alimentares: Determinados alimentos ou bebidas podem despertar a enxaqueca em algumas pessoas, no entanto, por ser um fator individual, dificulta a identificação do gatilho. Por isso, recomenda-se uma dieta saudável, ingestão de líquidos e atenção extra ao consumo de alimentos, para entender qual pode ser evitado.

Entre os alimentos mais comuns, estão aqueles que contêm as substâncias tiramina ou cafeína, carnes curadas, chocolate, frutas cítricas e alguns tipos de queijo¹.

Padrões de sono: Um sono de qualidade e regular é essencial para uma vida saudável, afinal é dormindo que o nosso corpo e cérebro são renovados². Dormir muito ou pouco pode influenciar negativamente na vida de quem já sofre de enxaqueca, agravando as crises.

Para que isso não aconteça, é importante estipular um horário certeiro de ir para a cama e ter entre 7 e 8 horas de sono. Vale também eliminar TV, celular, músicas e outras distrações quando estiver próximo da hora de dormir².

Alterações hormonais: Muito comum entre as mulheres², costumam ocorrer durante o período menstrual e na entrada da menopausa, quando há uma mudança nos níveis de estrogênio e progesterona.

Nestes casos, é importante procurar um médico especialista para um tratamento adequado.

Luz intensa: Para algumas pessoas, a exposição à luz artificial ou natural, pode agravar as crises. Essa sensibilidade é chamada de fotofobia, e é uma condição comumente utilizada para diagnosticar a enxaqueca².

Usar óculos escuros em ambientes abertos pode ser uma opção para diminuir os efeitos da luz natural. Além disso, caso seja necessário utilizar o celular, computador ou qualquer outro aparelho, é ideal reduzir o brilho das telas.

É importante lembrar que, para cada a pessoa a enxaqueca é diferente, por isso, é preciso estar atento aos sintomas e possíveis desencadeadores dessa dor, e conversar com um médico de confiança para obter o tratamento correto. Conte também, com Doril Enxaqueca, que é mais que um, é dupla ação³ contra dor: analgésica e anti-inflamatória³.

 

Dizeres legais

Doril Enxaqueca. ácido acetilsalicílico, paracetamol e cafeína. Indicações: alívio de dores leves a moderadas e enxaquecas. MS 1.7817.0123. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. ESSE MEDICAMENTO É CONTRAINDICADO EM CASOS DE SUSPEITA DE DENGUE. Outubro/2022.

 

Sobre a Hypera Pharma

A Hypera Pharma é uma das maiores empresas farmacêuticas do Brasil e está presente em todos os segmentos relevantes do setor. Com posição de liderança em diversas categorias, oferece produtos de alta qualidade e segurança, investindo continuamente em inovação e crescendo de forma sustentável, para que as pessoas vivam mais e melhor. Líder no mercado de Consumer Health, que engloba medicamentos isentos de prescrição, suplementos e vitaminas, tem em seu portfólio marcas ícones como Benegrip, Buscopan, Engov, Epocler, Estomazil, Neosaldina, Vitasay e Zero-Cal. Atua em Produtos de Prescrição, com a linha Mantecorp Farmasa, e em dermocosméticos, com Mantecorp Skincare. Em Similares e Genéricos, tem forte presença com a Neo Química. Mais recentemente, a Companhia iniciou sua participação também no Mercado Institucional, voltado para clínicas e hospitais.

Referências consultadas

1. Migraine - Causes. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/migraine/causes/#:~:text=Migraine%20triggers,can%20identify%20a%20consistent%20trigger>. Acesso em: outubro, 2022.

2. Top 10 Migraine Triggers and How to Deal with Them. Disponível em: <https://americanmigrainefoundation.org/resource-library/top-10-migraine-triggers/>. Acesso em: outubro, 2022.

3. Bula do Produto Doril Enxaqueca.

Outras Notícias