Notícias | Por Hypera Pharma

Bioneye, startup de exames de baixo custo vence programa de aceleração Vitasay Start 5.0+

A startup Bioneye vai receber aporte de R$ 200 mil reais

A aceleradora Vitasay Start 5.0+, iniciativa da marca Vitasay 50+, linha de suplementos alimentares especialista nesta faixa etária, acaba de escolher o negócio que receberá investimento de R$ 200 mil reais em sua primeira edição: a Bioneye, de Belo Horizonte (MG). A startup, fundada em 2018, atua com um pequeno equipamento de baixo custo que realiza exames laboratoriais usando apenas uma gota de sangue.

O programa de aceleração Vitasay Start 5.0+ reforça o posicionamento da marca de ser uma aliada dos brasileiros dessa idade50+, que são agentes potentes de transformação e que estão cheios de experiência e vitalidade para fazer a diferença no mundo.

Ao todo, seis negócios sociais participaram do processo de aceleração por três meses. Bioneye, UberHub Code Club, FreeSoul Food, VivMais, SustentaMundoBR e Misyu foram selecionadas entre 221 negócios inscritos. O programa desenvolvido em parceria com a unidade de inovação corporativa da Yunus Negócios Sociais, referência mundial no apoio e desenvolvimento de negócios com foco em impacto social e ambiental, é o primeiro de aceleração direcionado para negócio dirigidos por pessoas a partir dos 50 anos de idade, com o objetivo de valorizar e impulsionar empreendedores maduros que assumiram novos desafios nessa fase da vida.

Eduardo Damone e Wellington da Rocha Gouveia, responsáveis pela criação da Bioneye, identificaram um fator que muitas vezes dificulta o acesso a consultas médicas e pode sobrecarregar as clínicas populares e o SUS (Sistema Único de Saúde): a consulta de retorno apenas para avaliação dos exames e prescrição médica, que gera custos, tempo de deslocamento e também ocupa um horário da agenda médica.

A solução proposta foi criar um equipamento de baixo custo que realiza diversos exames laboratoriais rapidamente com apenas uma gota de sangue, utilizando a visão computacional e inteligência artificial.

&ldquoEstamos muito felizes com o prêmio. Participar da aceleradora Vitasay Start 5.0+ representou um grande aprendizado e desenvolvimento para o nosso negócio. É muito importante iniciativas que apoiam empreendedores com mais de 50 anos, pois temos muita bagagem e vitalidade para continuar contribuindo com a evolução da nossa sociedade&rdquo, conta do Eduardo Damone da Bioneye.

Para Rui Lira, Head de Inovação Aberta da Yunus Negócios Sociais, "o programa, com foco em estimular o empreendedorismo maduro, proveu aos empreendedores uma visão sistêmica de mercado e produtos, impacto social, sustentabilidade financeira e fomentou conexões fundamentais para o desenvolvimento e escala dos negócios. A Bioneye é um negócio com forte potencial de impacto social, principalmente nas camadas mais vulneráveis da população&rdquo, comenta.

Confira os negócios que participaram desta edição:

Cidade Negócio social Atuação

UberHub Code Club - Uberlândia (MG): Programa de incentivo à formação de desenvolvedores de software. Oferecem curso de alto nível em lógica de programação na modalidade semi-presencial de 180 horas gratuito para jovens de 13 a 21 anos.

FreeSoul Food - São Paulo (SP): Empresa de alimentação com foco na inclusão das pessoas com restrições alimentares e que trabalha para a inclusão profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade.

VivMais - São Paulo (SP): Startup de cuidados habilitada em tecnologia, atua nos segmentos &ldquoAgin in Place and Healthtech&rdquo. Oferecem serviços que suportam a assistência primária à saúde, por meio de profissionais maduros, os Empreendedores do Cuidado Social.

SustentaMundoBR - São Paulo (SP): Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar do Instituto Brasileiro do Ambiente Sustentável (IBAS), o programa incentiva a coleta seletiva, gestão e destinação adequada de materiais recicláveis em municípios a partir de condomínios residenciais e empresas.

Bioneye - Belo Horizonte (MG): A Bioneye desenvolveu um equipamento de baixo custo que é capaz de realizar diversos tipos de exames usando apenas uma gota de sangue, por meio da visão computacional e inteligência artificial.

Meu Último Desejo - Atibaia (SP): Plataforma 100% digital que armazena e envia mensagens, fotos ou arquivos, e testamentos de forma privada e confidencial, para serem enviados e revelados apenas aos destinatários escolhidos em caso de sua morte e em vida.


Sobre Vitasay50+

Vitasay50+ é uma linha completa de vitaminas para o público 50+. Desenvolvido para homens e mulheres que chegaram a maturidade mais preparados, e querem prolongá-la com energia, saúde e vitalidade.


Dizeres legais:
VITASAY50+ ALIMENTO ISENTO DE REGISTRO CONFORME RDC 27/2010. MARÇO/2021.


Sobre a Yunus Negócios Sociais

A Yunus Negócios Sociais acredita no poder dos negócios para endereçar e resolver os problemas mais complexos da nossa sociedade e do nosso planeta. Através do mindset dos Negócios Sociais - um modelo iniciado pelo co-fundador e Nobel da Paz, Prof Muhammad Yunus - trabalha com modelos de negócios inovadores, em diferentes geografias do mundo. Através da unidade de Corporate Innovation, apoia grandes empresas a criarem estratégias de inovação social conectadas ao seu core business, ajudando a materializar sua visão de futuro e seu propósito através de impacto social. A Yunus Negócios Sociais é parte da rede Yunus Social Business Global Initiatives, com sede em Berlim e presença, além do Brasil, em países como Índia, Portugal, Uganda, Quênia e Colômbia. https://www.yunusnegociossociais.com/.

Outras Notícias